16 de nov. de 2011

A conveniência de ter o Dedo Podre

Muito recentemente não houve como não deixar de ouvir a conversa de duas jovens mulheres, por suas respectivas más sortes nos relacionamentos. Tudo relativamente normal e aceitável até que ouço a velha e conveniente expressão: "a gente só pode ter o dedo podre, amiga"... Aquilo ressoou tão fundo e inaceitável no meu pequeno raciocínio que me fez revirar na cadeira indisfarçavelmente. Pigarreei, balancei a cabeça, esfreguei os olhos e cocei as costas... Tudo ao mesmo tempo. Elas perceberam o meu incômodo e me olharam espantadas... Ficou por isso mesmo.
Não sei pro mundo, mas ouvir lamentos sobre a "maldição do dedo podre" ainda nos dias atuais... é demais pra mim.
Um ser qualquer -que se considere pensante- não pode mais se apegar à essas conveniências... Sinceramente!
Me diga: o dedo se aponta sozinho? Não. E quem aponta o dedo? É o tal sujeito do outro lado? Esse que não vale o que come e que envolve as mulheres "ingênuas"? Então, quem torna o dedo podre é o dono do dedo. No caso, a dona.
Que me desculpe a classe feminina, mas dizer-se "dona de um dedo podre" é uma das mais esfarrapadas e usuais desculpas da mulher moderna. Eu, como homem de pouco valor, sei bem que a minha classe assume quase que imediatamente que fez a besteira porquê queria fazer. Mas a mulher não. Nessas horas ela rejeita absolutamente aquele rótulo de igualdade que tanto busca -equivocadamente, diga-se de passagem- perante a sociedade. Prefere não colher os espinhos de suas escolhas duvidosas. Talvez, na esperança de evitar ser mal julgada pela sociedade, como é comum e justo nessas situações. Besteira, infantilidade, covardia, imaturidade...
No caso do homem -salvo raríssimas excessões-, ele oferece muitos sinais de que é uma roubada. E quanto maior essa roubada, menos disfarçável ela é. O que acontece é que normalmente a mulher "diz" não conseguir ver os tais sinais. Não consegue ver porquê não quer, claro. Aí, a "coitadinha" vai lá e cai de quatro, na frente do sujeito que não sabe perdoar...
O que não falta é sinalizador, seta, placa e crachá pra identificar essas pessoas.
E com o tempo -e com a repetição dessas roubadas-, outra conveniência aparece no repetitivo repertório feminino: a filosofia de que homem é tudo igual.
Eu sou igual a esses, é verdade. Ainda não consigo colocar meu dedo no fogo por mim. Mas sei bem que o que não falta é concorrente bem resolvido e disposto a fazer uma mulher feliz.
O problema é que esses, elas não enxergam ou não querem.
Por fim, mais outras se seguem: a de que homem de verdade está em falta no mercado ou de que o homem perfeito é gay, etc.
Percebo que às vezes, elas querem é tirar leite de pedra por comodismo mesmo. Querem ter muitas e muitas histórias pra se lamentarem junto às amigas e ao mundo. Querem desculpas pra continuar escolhendo a esmo, sem atenção e sem responsabilidades maiores consigo mesmas, sem cobranças externas e internas. Estão tentando enganar suas consciências e não querem esperar melhores momentos. Mais uma vez vejo aqui pessoas que não conseguem viver sozinhas, um segundo sequer. Que não suportam seus silêncios. Então, melhor viverem quebrando a cara por aí. E culpando a bebida em excesso, seus corações teimosos ou seus respectivos dedos podres... Afinal, diante do vazio, antes mal acompanhadas do que só.

4 comentários:

  1. Eu não sei nem o que dizer, se reclamar delas, se reclamar deles ... do que reclamar, ain!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Cleber... pelo visto, você também faz uso desse artifício, né? Haha...

    ResponderExcluir
  3. Poucas vezes a expressão "sorrir por dentro" fez tanto sentido quanto agora pra mim, Flávio, te lendo.

    Já comentei que, por não ter amigas mulheres durante toda a adolescência, não cultivei certos hábitos e agradeço a Deus por isso. Um que não me pertence, por exemplo, é esse de fazer-se de coitadinha. Não nasci pra isso, não tenho paciência com quem faz, não sei lidar e tenho orgulho em assumir a responsabilidade por tudo o que faço, independentemente dos resultados.

    Também acho mau sinal fugir da própria companhia como o diabo da cruz.

    Muito bom, como sempre. Visão clara das coisas, ideias bem colocadas, coerência e humor.

    Gosto, gosto, gosto.

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Luna, ainda bem que existem as exceções, mulher!
    A gente tende a cultivar justamente os hábitos que mais nos convém e, no caso, o lamento pela nossa "má sorte" ainda pode nos oferecer um bom álibi pras nossas conveniências...
    Beijão e obrigado por tudo. Sempre.

    ResponderExcluir