8 de set. de 2011

Felicidade: Possibilidade?


Não é de hoje que as pessoas se dizem infelizes, e que por isso vivem buscando a felicidade a todo custo... Pior é que ficam rateando nos mesmos desenganos, perdendo tempo inutilmente, insistindo naquilo que acreditam piamente ser sua felicidade.
Já pensou na possibilidade da sua felicidade não estar relacionada a nada do que você busque? Ou pior: de que na verdade, a sua felicidade não é nada do que você acredite ser? Que não seja ter dinheiro sobrando ou boa saúde? Que não seja poder ou reconhecimento, companhia ou sexo, sensação ou saciedade?
Já observou que geralmente nossa felicidade é buscada sempre em coisas, situações e alguéns que estão fora de nós e que ainda não possuímos? Que quando finalmente chegamos ao ponto de atingir aquilo o que nos traria alegria, dura um tempo tão irrelevante que ficamos desapontados? Que nossa felicidade pode muito bem não ser algo que se adquira com dinheiro ou com ilusões?
Mas tudo bem... Se quiser continuar se enganando, acreditando que seja, continue correndo contra ela. Continue triste. Continue esperando eternamente pelo que pode nunca acontecer ou se frustrando a cada nova conquista que vira decepção quase imediatamente.
...
A nossa felicidade está o tempo todo dentro da alma, quase sempre adormecida e até mesmo desconhecida. Mas insistimos em procurá-la na saciedade do corpo e das nossas necessidades ilusórias.
Felicidade é proporcionar felicidade. Felicidade é consciência de que se está se esforçando pra fazer a sua parte independente do outro. É ter fé de verdade, independente da dificuldade. É ter confiança e saber-se confiável. É ser livre do mundo sem ignorá-lo. É uma das únicas coisas que se pode proporcionar sem possuir. E claro: felicidade é ver feliz quem nos cerca. Quem é feliz quando quem se ama está infeliz?
Existem ainda aqueles que se comprazem com a infelicidade dos outros, mas isso é só a prova de que o prazer nem sempre é felicidade. Quem pensa que sim está é deturpando o sentido da felicidade, está doente. Não sabe nada do assunto e logo vai estar muito mais infeliz, assim que despertar...
Ainda, jogar a responsabilidade da nossa felicidade no colo dos outros é passar atestado de infelicidade nata. Realmente acredita que alguém irá suportar tamanha pressão -por mais amor que tenha por você- pra sempre, pelo simples deleite de estar ao seu lado? Aquela história de que "é impossível ser feliz sozinho" fala mais da lacuna que precisa ser preenchida no coração do que propriamente de infelicidade pessoal e dependência afetiva. Se quiser ser feliz com alguém, consiga antes ser feliz sozinho. Suporte-se! Se quiser ser feliz na presença, seja antes feliz na falta. Aceite-se!
Vamos deixar de ficar esperando as coisas "melhorarem" pra sermos felizes. É igual ao doente que espera a melhora para ir ao médico... Incoerente!
Quando conseguimos ser felizes dentro das limitações da vida, certamente seremos felizes independente de qualquer condição que nos cerque. Siga a lógica: se estiver bom no "mais ou menos", no "melhor" estará ótimo. A responsabilidade é totalmente nossa.
...
Raramente somos sinceramente felizes. Temos instantes de felicidade, mas em geral, são apenas pequenos segundos de ilusão. Dizem até que numa vida inteira -somando todos esses instantes- não teremos mais que umas poucas horas de total felicidade...
...
Agora eu sei que é tarde, mas eu quero a minha felicidade absoluta e constante um dia. É um direito que me devo, e não ninguém. A consciência que me libertará para atingi-la é a minha. As intenções que me anteciparão essa condição, também.
Hoje é justo que pelas infelicidades que causei, que eu não possa esperá-la com pressa. Não me acomodo, mas que conformo, confortado. Resigno-me com as novas oportunidades de plantá-la onde me for possível. É um trabalho solitário e sem platéia. Ainda mais depois do que fiz...
Felicidade... Que não seja pra ontem, que não seja pra hoje ou amanhã. Que não seja possível ser mais nessa vida, nem na próxima. Não me importa muito o tempo. Já tenho certeza de que vou prosseguir independentemente das minhas condições físicas. Vou viver pra sempre mesmo...
Importa então é que eu seja digno de merecê-la, que ela seja firme, contínua, frequente. E que em algum momento da caminhada, eu a alcance.
...
E quem puder ser feliz hoje, que não perca a oportunidade! Corra atrás da felicidade verdadeira, sem perder mais tempo. Ela não está dentro de nada além da sua consciência.

7 comentários:

  1. cara, adorei seu texto
    às vezes eu quero tanto uma coisa, e me pergunto se quando essa coisa chegar vai me fazer feliz ou vai me desapontar.
    já aconteceu muitas vezes também de eu desejar obcessivamente uma coisa, e quando chegou... cadê a tal felicidade?
    seu texto me fez lembrar a minha frase favorita "A felicidade não está naqueles que a buscam, mas sim naqueles que a vêem"
    portanto, a felicidade são as coisas mais simples da vida, e a gente tem que procurar ser feliz todo dia com essas coisas simples, para o valor dessas pequenas coisas não vim depois da perda...
    mas falando sério, a gente nunca é feliz com que a gente tem, a gente quer sempre mais... o caminho da felicidade é simplesmente um caminho sem chegada.


    eu tenho mta curiosidade pra saber sobre você, já sei que você é carioca... tem quantos anos? faz o que da vida? qual o estado civil? que lugar vc mora aí no rio? Eu adoro seus textos, nota-se que você é um cara muito equilibrado e inteligente, parabéns pela opção de dinfundir seus pensamentos em textos como esse que faz diferença na vida de qualquer leitor.


    \tô aki retribuindo comentário, mto obrigada, pessoas como vc são a essência para a existência do meu blog


    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    Aviso - Quando o blog completar 500 seguidores eu vou colocar uma foto minha!

    ResponderExcluir
  2. E aí, garota!
    "A gente nunca é feliz com o que a gente tem, a gente quer sempre mais." -a busca pela felicidade é algo que está em nós desde sempre. Melhorar, sentir-se bem, buscar o bom, o bem e o belo... Tudo isso é importantíssimo e nato! Deus nos deu.
    Mas o problema é justamente optar por escolher errado e ficar insistindo numa coisa que algum dia pareceu exalar um sutil perfume da felicidade. Vira obsessão e aí se transforma em infelicidade...

    Obrigado pela visita, pela leitura, reflexão e comentário.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. "Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho".
    Parabéns pelo post, gostei bastante da sua análise e da sua forma de ver essa que é uma das nossas grandes prioridades, a felicidade.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela sua presença mais uma vez, Rayara.
    E essa frase de Gandhi é o resumo de tudo.
    Depois que a li percebi que tentei reinventar a roda...rs
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. A Felicidade é uma ideia velha. Essa mania de buscar a felicidade é tao demodé, pra que a felicidade se temos tantos ao nosso redor que carecem de um prato de comida, como por pensar em ser feliz quando meu proximo esta passando fome, tomando chuva sem ter ao menos o que vestir, penso que esta coisa de ficar correndo atrás da felicidade é uma puta de uma sacanagem. O fracasso esta mais proximo do que a felicidade, cultivemos os fracassos.


    http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Paulo Sergio, a felicidade realmente parece não ser desse mundo. Você bem falou: impossível ser feliz enquanto quem está ao seu lado sofre.
    Mas por isso mesmo acredito que a felicidade seja relativa à nossa consciência. Além do que, é impossível -mesmo que veladamente- não sonhar com a felicidade, não buscá-la de algum jeito. Assim como a necessidade em progredir está dentro de nós. A felicidade pode ser um bem estar qualquer. Assumamos ou não.
    Abraço e obrigado pela contribuição preciosa, amigo!

    ResponderExcluir
  7. ''Felicidade é proporcionar felicidade.'' Eu sempre acreditei em algo parecido, entretanto nunca consegui resumir em tão poucas e singelas palavras... Meus parabéns!

    Primeiramente, pela sua habilidade com a escrita, eu fico impressionado quando vejo alguém dominar tão bem essa arte, continue aprimorando e seus textos sempre vão conseguir causar impacto como esse o fez.

    Em segundo lugar, pela maneira inteligente como introduziu suas ideias; repetindo as palavras da nossa Garota de Várias Faces: textos como esse fazem diferença na vida de qualquer leitor.

    Tenho que elogiar a parte das ''Frases e Reflexões Curtas'' que encontrei aqui no seu blog também, por algum motivo gostei delas kk'

    Tem um novo caridoso seguidor rs' Até mais!

    ResponderExcluir