26 de mar. de 2012

Ter razão à força é possível?


Não será o volume da voz ou a força que convencerá a razão. Jamais!
Voz alterada, ofensas, agressões... A imposição é a antítese da convicção. Menos ainda, a força física -sob a sombra da violência- nunca será sinônimo de certeza, de verdade, de razão. Ilusão é acreditar nisso... Mas acredita quem quer.
É sim, sinal de insegurança, de falta de argumentos, de ausência absoluta de fundamento. Um ato de extremo desespero diante da própria inaceitação e da constatação de que isto fere mais que qualquer crítica externa, que qualquer preconceito sofrido.
E quem agride, nada mais faz que revelar a própria fraqueza.
A agressividade, a violência é prova da imaturidade do ser. Frustação de quem percebe que só agride ao outro por não poder agredir a própria consciência, voz que nunca se cala, por mais imerso que se encontre na ignorância.
...
Essa coisa de que "não se consegue ficar calado", que "se deve dar uma resposta à altura", que "se não falar, morre"... só serve pra dar voz ao nosso orgulho inútil. Essa nossa vontade de bater-boca, de por à prova nossa força, nossas frágeis convicções... é fruto da nossa necessidade de fazer o mundo se adequar a nós e não o contrário. Porque temos a ideia de que quem fala mais alto, quem agride mais, quem manda mais, que termina uma discussão... saiu de braços dados com a razão. E todo mundo vem comprando essa ideia ao longo dos tempos. De que sempre tem que haver apenas um lado vitorioso. Quem ditou isso? Alguém já parou pra pensar e observar o quanto essas coisas nos prejudicam muito mais que nos saciam? É só observar que quase nunca "falar tudo o que pensa" -e do jeito que bem entende- traz tranquilidade. Se isso resolvesse pra não haver mais ressentimentos -ruminação de sentimentos, melhor dizendo- até que valeria, mas é coisa que não acontece, sejamos sinceros. A gente sai até "vitorioso" de uma briga, mas o mal estar fica enraizado. Ou mesmo certos, pediríamos perdão. Ou recuaríamos e daríamos a mão sem humilhar ao outro. Ou superaríamos os atritos e as críticas sem qualquer rancor. Somos muito contraditórios...
...
Tenho andado me silenciando mais que o normal diante de discussões que não levarão a lugar algum, senão às ofensas inúteis, às críticas intermináveis e ao ressentimento inevitável. E juro: não tenho me arrependido. Estou me posicionando mais à margem daquilo que as pessoas podem estar pensando sobre mim. A que conclusão vão chegar, se o outro lado vai se achar vitorioso ou com a razão... paciência. Posso ler seus pensamentos, mas não posso mudá-los. Importa que eu sabia que meus argumentos me bastam à razão. Ponto.
O barulho nunca foi sinônimo de vitória, enquanto que o silêncio poder sim ser sinal de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário